Festival de Sabores do Azeite Novo em Mirandela
O Festival de Sabores do Azeite Novo celebra até 24 de janeiro, em Mirandela, o azeite na região de Trás-os-Montes.
Visitas temáticas, ementas especiais, exposições de trabalhos de alunos, cursos técnicos, workshops, peças de teatro, provas comentadas são algumas das atividades do programa.
A iniciativa, que começou a 16 de janeiro, é promovida pela Câmara Municipal de Mirandela, e tem como objetivo dar conhecer um dos produtos com mais peso económico neste concelho do distrito de Bragança.
De acordo com a autarquia, o concelho de Mirandela é o que produz mais azeite em bruto na região transmontana, a segunda maior produtora portuguesa, a seguir ao Alentejo, e onde este produto movimenta cerca de 30 milhões de euros anuais.
Recorde-se que o azeite é o produto de referência na fileira da olivicultura com Trás-os-Montes e Alto Douro a liderar com o maior número de azeites certificados em Portugal, concretamente 40, nas seis zonas portuguesas com Denominação de Origem protegida (DOP) atribuída pela União Europeia.
O azeite é a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e é transformado em mais de uma centena de unidades por toda a região.