Hortas Comunitárias
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais Mirandela dividiu um terreno agrícola em 30 talhões destinados a hortas comunitárias. Estes cerca de cinco mil metros quadrados de terrenos agrícolas, públicos que pertencem à Escola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais Mirandela vão ajudar as famílias a ter um meio de subsistência.
A atividade agrícola, materializada sob a forma de hortas, é uma atividade que permite uma melhoria da qualidade ambiental.
Na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais Mirandela, a horticultura torna-se ainda mais relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica. Estes espaços de lazer têm um enorme potencial sociocultural, permitindo um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores.
Deste modo, o Programa Hortas Comunitárias, visa criar um novo espaço de horticultura inserido numa área verde, cuja manutenção seja participada, fomentando o espírito comunitário e a apropriação qualificada do espaço público, onde diferentes gerações convivam e troquem experiências.
Faz sentido potenciar nestes espaços a agricultura biológica, como forma de garantir, a sustentabilidade ambiental do Programa, bem como a produção de espécies vegetais/hortícolas mais saudáveis para os horticultores.
O Programa Hortas Comunitárias contempla ainda uma forte componente educativa, apresentando em espaço próprio ações de formação sobre técnicas de agricultura biológica, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e promoção ambiental.
Baixe aqui o Regulamento:
RegulamentoFicha de Candidatura
Informamos a comunidade que todas as hortas comunitárias disponíveis já foram atribuídas.